Em 2024, em meio às eleições municipais, A Tenda das Candidatas deu início a uma campanha contra a coação eleitoral, um crime que interfere diretamente nos resultados das eleições.
Afinal, a coação eleitoral, compromete a integridade do processo democrático, conforme previsto no artigo 301 do Código Eleitoral. Entre as ações previstas para a campanha, está uma pesquisa para entender a compreensão dos brasileiros e brasileiras acerca deste crime, e construir um panorama sobre aqueles que já foram vítimas de coação.
Como resultado da pesquisa surge a cartilha “A Tenda das Candidatas Contra a Coação Eleitoral”, publicada em janeiro de 2025, é um guia essencial para combater um crime que ameaça diretamente a democracia brasileira: a coação eleitoral. Prevista no artigo 301 do Código Eleitoral, a coação eleitoral ocorre quando há o uso de violência ou grave ameaça para forçar alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido. Esse crime pode ser praticado em qualquer época do ano, sendo uma violação grave aos direitos políticos e à liberdade de escolha dos eleitores.