A identidade visual do projeto A Tenda das Candidatas foi desenvolvida pela designer Marina Zilbersztejn em momento de criação coletiva do projeto onde foram pensados o nome e os elementos que fariam parte dessa identidade na primeira temporada, que aconteceu em 2020.
“A identidade visual d’A Tenda foi desenhada a partir da concepção da estrutura de uma tenda e suas implicações: uma estrutura temporária, que pode ser rapidamente montada e surge para interferir no fluxo programado, no itinerário calculado: quando menos se espera, A Tenda está armada do meio do caminho.
Uma estrutura aberta e democrática, capaz de abrigar bastante gente, em que não há portas ou trancas: pode ser acessada por todos os lados ou então ser atravessada. Os grafismos e ícones foram inspirados em seus componentes – hastes, cantoneiras e encaixes plásticos, lona -, que precisam ser encaixados corretamente para, enfim, oferecer proteção e suporte. Mas a montagem de suas peças é feita coletivamente: um grupo de profissionais é quem encaixa essas peças até que a tenda esteja firme.”