Uma campanha da Tenda das Candidatas para denunciar a sub-representação de gênero e raça na política e pressionar por uma mudança significativa nas Eleições de 2022.

As mulheres são:
53%
do eleitorado
51,1%
da população
e quase metade das filiadas aos partidos políticos.
mas...
São apenas
33%
das candidaturas às eleições proporcionais
são apenas
15%
da câmara dos deputados
não chegam
nem a
15%
do senado.
Diante desse cenário, A Tenda cria a campanha "A CONTA NÃO FECHA!" para denunciar a sub-representação de gênero e raça na política e pressionar por uma mudança significativa nas Eleições de 2022. Para isso, precisamos não apenas incentivar o eleitorado a votar em mulheres negras, mas também os partidos a investirem política e financeiramente nessas candidaturas. Embora dinheiro não garanta a vitória, o fato é que sem recursos não há campanha digna! Afirmamos que os recursos eleitorais têm gênero e têm cor

Por isso, o financiamento eleitoral será um de nossos principais focos. Precisamos garantir que o mínimo de 30% dos recursos públicos eleitorais para as campanhas de mulheres e a divisão proporcional entre candidaturas negras e brancas previstos por lei e detalhados na Resolução TSE nº 23.664/2021, não apenas cheguem, mas que cheguem na hora certa.

Negligenciar o financiamento para campanhas de mulheres, principalmente negras, é violência
de gênero e raça!

Acreditamos que a distribuição mais igualitária do fundo eleitoral tende a produzir uma política mais justa e mais representativa. Por isso, elaboramos um guia prático, baseado na atuação realizada nos últimos anos pel’A Tenda das Candidatas, para auxiliar as candidatas nesse momento chave, o da negociação de recursos com o partido. Além dele, disponibilizamos um modelo de requerimento para que as candidatas possam baixar, preencher e formalizar junto ao partido o pedido para que a distribuição do fundo eleitoral seja realizada de acordo com as leis eleitorais.

 

baixe o guia "Desculpas não pagam campanhas!"

para pressionar seu partido!

A conta não fecha

Formulário da campanha A Conta Não Fecha

Realização

parceria

apoio