Formação pós-eleições

O momento pós-eleições é um momento chave: ele pode ser crucial não somente pela não eleição, mas porque muitas vezes o processo de passar por uma candidatura e colocar o corpo na luta pela eleição, é exaustivo e pode deixar como resultado traumas e desmotivação, para além de todas as obrigações eleitorais pós-campanha que devem ser cumpridas.

A formação pós-eleições ampara candidatas não eleitas oferecendo desde apoio emocional, passando pela formação sobre questões burocráticas e obrigações eleitorais pós campanha, até uma preparação para a próxima eleição. O primeiro bloco de aulas aconteceu em novembro de 2022, e o segundo se inicia no final de janeiro de 2023. Das inscritas, foram selecionadas apenas 17 mulheres com o objetivo de que elas tenham um atendimento personalizado para que construam candidaturas mais competitivas para as próximas eleições. Das selecionadas, 76% são negras, 11,5% indígenas, 11,5% brancas e 60% LBTQIA+.

A formação foi assunto em diversos veículos, com destaque para o seu ineditismo e para a inversão da ideia de que são ser eleita é um fracasso. Além das aulas, as A_Tendidas pela formação também foram notícia. Veja: